O SIMULA ETAPA é uma atividade voltada à ampliação da visão do aluno sobre temas contemporâneos ou de importância histórica, por meio da simulação de reuniões nos moldes dos comitês da ONU – Organização das Nações Unidas – ou, ainda, de outras organizações internacionais, nacionais ou regionais.
A partir da exploração de temas de diversas áreas, como Economia, Direito, Saúde e a própria Diplomacia, o aluno é levado a desenvolver a oratória, a cordialidade, a cooperação e o pensamento crítico-analítico. Nesse sentido, o contato com outras culturas e outros contextos sociais, econômicos e políticos proporciona ao aluno uma conscientização como cidadão e agente de seu tempo.
O Simula Etapa tem suas origens no EMUN (Etapa Model United Nations), um projeto idealizado e realizado desde 2011 pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Etapa e, desde 2016, ele se concretizou como evento oficial interno e para redes parceiras.
O EMUN (Etapa Model United Nations) é o grupo responsável pela organização do Simula Etapa. Criado e mantido desde 2012 pelos alunos do Ensino Médio, com sessões semanais de simulação dentro do próprio Colégio Etapa, e tem participado de grandes encontros de simulação no Brasil e nos Estados Unidos, tal como o Harvard Model United Nations, um dos mais concorridos do mundo.
Vivian Felicio Guedes Garcia da Silveira
Secretária Geral
Vivian Felicio Guedes Garcia da Silveira estuda no Curso Etapa com o intuito de ingressar em Direito na universidade. Seu primeiro contato com o mundo das simulações ocorreu em 2020, mas foi só em 2021, no primeiro ano do Ensino Médio no Etapa da Vila Mascote, que entrou para o Emun, permanecendo até se formar. No Simula Etapa, participou de quatro edições, sendo três como delegada e, em 2024, como diretora do comitê Tribunal Penal Internacional, abordando o Genocídio em Ruanda. Atualmente, como Secretária Geral da 10ª edição do Simula Etapa, Vivian espera compartilhar sua experiência e seu amor por simulações, destacando o poder do diálogo, da diplomacia e, acima de tudo, a importância da manutenção das instituições internacionais no cenário atual.
Angelica Zaneti Saegusa
Secretária Acadêmica
Angelica Zaneti Saegusa é aluna de Direito na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Sua trajetória no Emun começou em 2021, no primeiro ano do Ensino Médio, e seguiu até sua formatura. Participou do Simula Etapa por cinco anos, sendo quatro como delegada. Em 2024, assumiu o papel de diretora do comitê UNODC, conduzido em inglês e abordando os enforced disappearances (desaparecimentos forçados). Agora, como Secretária, espera transmitir aos participantes da 10ª edição do Simula Etapa o mesmo entusiasmo e a mesma paixão que a conquistaram desde sua primeira participação em 2020. Para ela, a experiência vai além do aprendizado e do pensamento crítico: trata-se de um espaço para debates respeitosos, reflexões profundas e compreensão do Direito Internacional não apenas como ferramenta jurídica, mas como instrumento que tanto desafia quanto perpetua as dinâmicas de poder no cenário global.
Luana Tavares Fariello
Secretária Acadêmica
Amante do mundo jurídico, Luana Tavares Fariello é estudante de Direito na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Durante sua trajetória acadêmica, sempre demonstrou paixão e interesse pelo direito e pelas ciências sociais. Ao ingressar no Colégio Etapa, direcionou seu foco para participar do Emun em 2022, aprofundando seus conhecimentos em relações internacionais e diplomacia. No Simula Etapa, participou de três edições: duas como delegada, representando países e defendendo posições com fervor, e, em 2024, como diretora do Gabinete Histórico "A Queda do Império Asteca", liderando discussões complexas sobre eventos históricos. Sua dedicação às simulações sempre a motivou a se entregar completamente, aprimorando habilidades de negociação e oratória. Atualmente, como Secretária Acadêmica da 10ª edição do Simula Etapa, Luana almeja criar um ambiente seguro e acolhedor para os delegados, compartilhando seu amor pela diplomacia, pelo diálogo e pelo debate. Para ela, essas experiências enriquecem tanto a vida pessoal quanto a profissional dos alunos, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e da empatia.
Luísa Senas Bonfadini Araujo
Secretária Acadêmica
Estudante de Medicina Veterinária na Universidade de São Paulo, Luísa Senas B. Araujo se formou no Colégio Etapa Vila Mariana em 2022. Sua trajetória nas simulações se iniciou em 2020, por meio do Emun, atividade que frequentou assiduamente durante todos os anos do Ensino Médio. Como delegada, participou de múltiplas simulações externas, incluindo duas simulações internacionais, nas quais recebeu menções honrosas por seu desempenho. No Simula Etapa, participou como delegada por três anos e como diretora por dois, liderando os comitês de Organização dos Estados Americanos em que abordou “Os Desafios da Liberação de Jogos de Azar e Seus Impactos Psicossociais” e de União Africana discutindo sobre “As Implicações do Neocolonialismo para o Continente Africano na Contemporaneidade”. Hoje, como Secretária Acadêmica, Senas deseja transmitir sua paixão por simulações, bem como cultivar um ambiente seguro, confortável, educativo e divertido para que todos os participantes da 10ª edição do Simula Etapa possam desenvolver habilidades de liderança, cooperatividade, diplomacia, resolução de problemas e oratória.
Daniel Venturoso Schmitt
Secretário Administrativo
Daniel Venturoso Schmitt cursa Oceanografia na Universidade de São Paulo (USP). Desde criança é apaixonado pelos mares e, de maneira inesperada, acabou “sendo levado pela correnteza” para o maravilhoso mundo das simulações da ONU, atividade que pratica desde 2019. Ao longo dos anos, teve experiências enriquecedoras na área, incluindo o cargo de diretor do TPI do “Genocídio Ruandês” no Simula Etapa em 2024. Especialmente agora, como Secretário, Daniel busca trazer ao evento uma visão de mundo inovadora, proporcionando aos delegados momentos incríveis durante a tão especial 10ª edição do Simula Etapa. Seu principal intuito como Secretário é ajudar os alunos a formular pensamento crítico e lógico, que, no futuro, irá consolidar um cidadão global consciente do impacto de suas ações na sociedade e no planeta. Por fim, ele deseja a todos um ótimo evento, que deixe sua marca na história do Colégio Etapa e, principalmente, na memória afetiva dos delegados.
Prezados Diretores e Delegados,
Bem-vindos à 10ª edição do Simula Etapa!
Nesta edição, debruçamos-nos sobre uma das questões mais complexas do cenário global: “Crises internacionais: defensores da justiça ou perpetuadores do poder?”.
O direito internacional, frequentemente evocado para solucionar guerras, desastres humanitários e violações de direitos humanos, é celebrado como um pilar de justiça e ordem. No entanto, até que ponto ele realmente promove a justiça? Ou será que, sob o pretexto da legalidade, legitima interesses políticos e reforça desigualdades? Inspirados pela reflexão de Hilary Charlesworth em International Law: A Discipline of Crisis, buscamos questionar se o direito internacional, ao priorizar respostas emergenciais às crises, não se torna uma ferramenta estática e restritiva, incapaz de enfrentar as raízes estruturais da injustiça. Assim, a promessa de justiça internacional pode, por vezes, esconder motivações políticas, perpetuando o domínio de grandes potências.
Durante os três dias de simulação, os delegados e as delegadas do 10º Simula Etapa terão a responsabilidade de discutir essas questões de forma crítica, refletindo sobre o real papel do direito internacional em tempos de crise. Os comitês foram cuidadosamente elaborados para explorar essa temática em diferentes contextos. As palestras e os eventos da conferência também seguirão essa linha de reflexão.
O desafio não será simples: cabe a cada participante decidir se a atuação internacional em crises deve ser um verdadeiro instrumento de transformação ou se continuará a servir como um meio de perpetuação do poder. A chave para esse debate será o compromisso com a argumentação, o pensamento crítico e a construção de soluções que desafiem os discursos convencionais.
Atenciosamente,
Secretariado da 10ª edição do Simula Etapa.
Vivian Felicio Guedes Garcia da Silveira - Secretária Geral
Angelica Zaneti Saegusa - Secretária Acadêmica
Luana Tavares Fariello - Secretária Acadêmica
Luísa Senas Bonfadini Araujo - Secretária Acadêmica
Daniel Venturoso Schmitt - Secretário Administrativo
DATA DA SIMULAÇÃO:
19/06 a 21/06
LOCAL:
ESEG | Faculdade do Grupo Etapa
Colégio Etapa Vila Mariana
PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
Em breve.
Comecei a participar do EMUN no 1º ano do Ensino Médio e continuei frequentando a atividade e indo a simulações até o fim do 3º ano. Durante esses três anos no EMUN, aprendi muito sobre história, geografia e política, além de desenvolver habilidades como senso crítico e argumentação. As simulações externas me possibilitaram conhecer pessoas de outros estados e até de outros países e, com essas experiências, amadureci muito. O Simula Etapa, por ser o evento menor, foi onde estive mais à vontade para simular, principalmente quando ainda não tinha muita experiência. Também foi onde fiz várias amizades que tenho até hoje.
Não tenho nenhuma dúvida em dizer que o EMUN foi um dos fatores mais importantes na minha jornada dentro do Colégio Etapa. Participar de um ambiente seguro, em que pude melhorar a minha oratória e as minhas habilidades de pesquisa acadêmica, realmente me fez mais humana. Estar rodeada de outros jovens que se dispõem a discutir, por meio de valores como diplomacia e consenso, acerca de realidades distintas à minha, foi a melhor oportunidade de desenvolvimento pessoal que poderia ter desejado. Essa possibilidade de descobrir mais sobre o mundo e, consequentemente, compreender o impacto das minhas ações sob tal foi essencial na decisão dos meus deveres como cidadã global, além de auxiliar na escolha de minha graduação.
A respeito do Simula Etapa, admito que a sensação de simular em uma esfera tão familiar foi uma agradável surpresa durante um período tão corrido da minha vida, como 3° ano do Ensino Médio. No entanto, guardo com especial carinho – como veterana da simulação - essa experiência devido ao notável crescimento individual de cada delegado que presenciei, especialmente dos iniciantes tímidos. Essa ocasião me mostrou como debates dependem da conexão coletiva, sendo tal responsável pela criação de uma pequena família.
Dessa maneira, acredito que o EMUN é uma vivência que deveria fazer parte da agenda dos estudantes, independentemente da sua área, já que nos ensina como transgredir barreiras do conhecimento intelectual, interpessoal e intrapessoal. Além disso, destaco que a melhor oportunidade para se introduzir ao mundo das simulações é por meio do Simula Etapa, já que, ao prover um clima de acolhimento mútuo entre seus participantes, torna-se um local extremamente propício para se tornar mais confiante em sua atuação.
O EMUN foi parte importantíssima da minha formação. A empatia necessária para ouvir uma opinião contrária com a mente aberta, adaptar-se às mais diversas situações e a capacidade de elaborar discursos sobre temas complexos permitiram com que eu exercesse meus deveres como cidadão de maneira satisfatória. Agora, já inserido no mercado de trabalho, percebo que essas e outras habilidades estimuladas pela atividade também foram responsáveis por me tornarem um profissional mais competente.
Participei do Simula Etapa ainda antes da primeira edição. O bom planejamento justificou uma edição menor alguns meses antes da oficial, como uma versão Beta. Olhando para trás até me surpreendo que há tão pouco tempo ainda não era certeza de que o Simula daria certo, e que era preciso agir com prudência, pois, já na primeira edição, não havia dúvida, porque o secretariado e a administração nos deram um verdadeiro show de simulação. Eu sou suspeito para falar, claro, mas pensar que logo de cara já tivemos gabinetes, comitês especiais, mais de cem participantes, e uma gincana que acabou em fogos de artifício... Quanto orgulho!
O tempo e as circunstâncias me afastaram um pouco dessa festa enorme, mas é preciso passar o bastão. Se a experiência de quem galgou esses degraus antes de vocês vale de algo, aproveitem! O Simula é primeiro uma experiência de aprendizado, depois uma competição. Ganha mesmo quem erra, quem conserta, quem sente na pele o que é ver o comitê aprovando uma medida às custas de milhares de vidas dos seus cidadãos, pois a verdadeira competição está também além do simula: se não conseguimos convencer um delegado a votar na nossa proposta, como convenceremos o mundo a não acreditar em “Fake News”? A defender os direitos humanos mesmo quando lhe assola o ódio desde os primórdios da humanidade?
Pensem, então, no Simula, como uma versão Beta da vida política. Mais tarde pode parecer absurdo que tivéssemos precisado de treino, como a edição Beta do Simula parece agora, vendo o que o ele se tornou, mas a verdade é que a audácia dos demagogos só dá frutos se os cidadãos estão mal treinados, e os prudentes aproveitam cada minuto de instrução pensando não somente no futuro próximo e no bem particular, mas também na história por vir e no bem público.
CSNU - Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Agência Especializada.
DISEC - Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional.
Gabinete Histórico.
ECOFIN - Economic and Financial Committee.
TPI - Tribunal Penal Internacional.
Gabinete de Guerra.
Temático.
Imprensa e intervenção.
OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Em breve