O aluno recebe aulas com os melhores professores, selecionados através de rigoroso processo entre centenas de candidatos. O aluno tira dúvidas com plantonistas preparados para responder a suas indagações. Há uma extensa preparação para desenvolver os que levam conhecimentos aos estudantes. Os resultados são avaliados e, se forem necessários ajustes, eles serão realizados para aprimorar o ensino.
Pessoas não são iguais, seus interesses e motivações são diversos. Assim também são os alunos e os assuntos que devem aprender. Se um tema não empolga um estudante, pode ser motivo de paixão para outro. O Colégio Etapa reconhece em todos a presença de potencial para avançar.
Ensinar estrategicamente é elevar a todos e a cada qual individualmente. O menos forte avança a níveis superiores. O que está no topo sobe além, fora da curva. Todos avançam para realizar seu maior potencial. A ampla formação do Colégio Etapa fortalece a todos.
Contra outro modismo - o de dispensar avaliações - o Colégio Etapa insistiu no oposto, aprofundando as avaliações. Para isso desenvolveu um sistema próprio com várias provas por semana, mantém os alunos habituados aos estudos, enfrentando as avaliações de forma regular.
A frequência das provas acaba se tornando um hábito regular, superando rapidamente a fase de adaptação de novos estudantes que chegam habituados a provas concentradas em apenas poucos dias.
Num mundo exigente e cheio de desafios, o sistema de avaliação do Etapa oferece uma excelente preparação aos estudantes.
Para acompanhar as atividades de ensino os alunos recebem apostilas e material de apoio que segue a orientação, a programação e o cronograma das aulas. A produção é toda realizada e controlada pelo Etapa, garantindo sua qualidade e adequação. Há produtores de texto, editores de imagem e vídeo, programadores contando com os equipamentos tecnologicamente mais avançados - para a impressão gráfica, para o desenvolvimento de aplicativos e para produção audiovisual.